Já dizia Hipócrates em 377 a.C: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio". Essa frase clássica já nos mostra a grande importância de uma boa alimentação e nutrição, que é um dos aspectos mais negligenciados atualmente.
A nutrologia é uma especialidade médica reconhecida pelo C.F.M. (Conselho Federal de Medicina) desde 24 de fevereiro de 1978, através da resolução de nº 734/76. Seu objetivo é estudar os alimentos e seus efeitos nutritivos no organismo humano. Uma boa alimentação nem sempre significa uma boa nutrição - não somos o que comemos, mas sim o que absorvemos.
Através de uma boa dieta tentamos fazer com que o paciente obtenha todos os macro e micronutrientes necessários para o seu organismo. Na nutrição moderna, a principal função de uma boa alimentação é fazer com que não haja um exagero em calorias, alimentos artificiais e xenobióticos.
É importante ressaltar que uma boa nutrição deveria ser o suficiente para nos prover tudo o que precisamos. Cada vez mais somos requisitados por um trabalho excessivo e pela correria da vida moderna, e isso faz com que nossa demanda por nutrientes seja crescente. Assim, muitas vezes os alimentos acabam não fornecendo tudo o que necessitamos. Soma-se a isso a pobreza do nosso solo, causado por seu uso excessivo, pelas chuvas ácidas, pelo ar poluído e pelo estoque alimentar.
Outro conceito importante é não confundir suplementação nutricional com substituição alimentar. Não é porque uma pessoa usa vitamina C e oligoelementos que ela não precisa se nutrir bem. Uma ma nutrição é uma grande fonte de radiais livres e tóxicos que poderão causar grandes malefícios ao corpo. Portanto é importante nutrir-se bem e complementar a necessidade do corpo com os suplementos vitamínicos, ácidos graxos, aminoácidos e oligoelementos.
Um dos grandes prazeres da vida é fazer uma boa refeição, que deve ser saborosa, saudável, que satisfaça tanto o corpo quanto a mente. Então, devemos unir o útil ao agradável, com consciência e disciplina, para que a saúde seja sempre mantida.