Há diversos tipos de câncer, sendo que cada um deles têm alguma particularidade. Existe uma correlação familiar para a doença, mas há também grande relação com estilo de vida e por isso, sabe-se que há formas de se prevenir contra esse mal. Como o problema é multifatorial, uma só medida isolada não é suficiente para a prevenção ou causa do câncer. Infelizmente o problema não é tão simples. Investir em variadas ações terá um melhor resultado preventivo.
É importante evitar o tabagismo e consumo excessivo de álcool, que são fatores correlacionados com o grande número de casos de câncer em diversos órgãos. Deve-se tomar cuidado com a exposição excessiva à radiação solar, assim como o excessivo consumo de substâncias artificiais (como corantes e conservantes), cujo resultado á longo prazo no nosso organismo é desconhecido.
Stress emocional excessivo e prolongado pode gerar problemas imunológicos, o que pode facilitar o aparecimento de doenças diversas, assim como provavelmente o câncer. O tecido gorduroso em excesso, presente desde o sobre peso até a obesidade mórbida, produz diversas substância maléficas ao corpo, o que também predispõe ao aparecimento de alguns tipos de câncer. Perceba que a palavra excesso é muito presente como causa de diversos problemas!
A prática de atividade física controlada, assim como uma boa nutrição, baseada nas frutas, legumes, peixes, carnes magras e fibras, ajudam o sistema imunológico e todo o nosso metabolismo, o que com certeza irá gerar reflexos positivos contra todas as doenças, inclusive o câncer. Unindo a boa pratica de atividade física com boa nutrição, garante-se um corpo mais saudável, o que já servira como uma base para uma boa saúde mental, o que irá gerar uma melhor saúde geral, com todos os seus benefícios.