Infelizmente há doenças que não geram sintomas ou sinais precoces, e quando ela se manifesta, é porque o quadro já está bem evoluído, sendo o tratamento mais difícil ou impossível. Assim é importante estar realizando consultas médicas e exames periodicamente, para se prevenir ou mesmo para se descobrir algo precocemente, época em que o tratamento será mais simples e com maior chance de cura.
Em exames de sangue periódico é possível a dosagem de açúcar e colesterol, que quando aumentados, elevam o risco de doenças cardiovasculares, que hoje é a principal causa de morte em quase todo o mundo. É possível também a dosagem de alguns hormônios, como por exemplo o da tireóide, que tem grande importância no metabolismo de todos os órgãos. Pode-se também dosar a quantidade de sais minerais importantes ao metabolismo, como ferro e cálcio. Dependendo ainda de cada caso, há diversos outros exames a serem solicitados para a manutenção e prevenção da saúde.
Além desses exames bioquímicos citados acima, há também os exames de imagem, como a ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma e outros, que ajudam a mostrar o nosso corpo de uma forma que não conseguimos observar no dia a dia. Unindo esses exames com o raciocínio medico, é possível alcançar uma conclusão aproximada de como o corpo está funcionando e se há algum risco presente. É importante saber que devemos observar os órgãos em relação a sua forma e função. Após esse diagnostico, é possível traçar um plano de tratamento ou prevenção para a manutenção do seu corpo e saúde.
Deve-se ter a consciência que exame algum fala totalmente a verdade sobre o seu corpo, que é muito dinâmico. Porém, uma manutenção preventiva sempre é melhor para nos direcionarmos com mais consciência sobre a nossa nutrição, atividade física, comportamento e uso de medicamentos ou suplementos. Assim como existe a propaganda para os carros: “faça a revisão do seu veículo regularmente”, programe-se para fazer o mesmo pelo seu corpo e organize-se para os seus exames periodicamente!